Alguns dos exemplos mais claros de desenvolvimento sustentável podem ser vistos a nível local em iniciativas comunitárias centradas na utilização sustentável dos ecossistemas locais. Trabalhar em estreita parceria com as comunidades locais, promovendo seu protagonismo e respeitando suas culturas e necessidades únicas, pode promover um desenvolvimento verdadeiramente eficaz e duradouro.
Em comunidades caiçaras, uma iniciativa tem se destacado na luta contra a poluição marinha e na geração de renda extra para comunidades caiçaras. Fundada em 2019, a Marulho atua na transformação de redes de pesca descartadas em produtos como bolsas, mochilas e sacolas – e destina 43% do valor de cada produto diretamente aos redeiros e costureiras, fortalecendo a economia local e trabalhando em estreita colaboração com as famílias locais…
Saiba mais em:
https://umsoplaneta.globo.com/financas/negocios/noticia/2024/07/19/redes-do-bem-negocios-socioambientais-em-comunidades-caicaras-contribuem-para-a-preservacao-marinha.ghtml