Desde quando canudo é problema?
Problema é uma coisa que não falta pra ninguém – muito menos para o planeta. A Terra enfrenta crescentes dificuldades causadas pelo grande número de pessoas e pela forma com que usamos tudo que ela nos oferece. A gente tem que mudar! Mas por onde começar?
Por pequenas ações do nosso dia-a-dia! O canudo é só um símbolo disso, e não é nem de longe o maior dos problemas. Mas a poluição por plástico é!
Especialmente nos oceanos: o plástico acumula, quebra em pedaços menores que são consumidos pela vida marinha, libera compostos prejudiciais na água e é enrosco para os animais. Cada plástico que acaba no mar vai ficar ali por muito e muito tempo, por todo lado, até nos lugares mais profundo dos oceanos!
Um começo
Apenas cerca de 1,3% do plástico do Brasil é reciclado, o que significa que 98,7% é descartado. Mas no fim, não existe descarte: tudo continua no nosso planeta! Por isso, precisamos reduzir e evitar ao máximo o “descartável” que está ao nosso alcance.
Daí que vem a ideia do canudo reutilizável de silicone Marulho, como um símbolo. Mais que um produto, ele é um começo de mudança e um transformador de comportamento.
Pra gente mesmo foi assim: começamos com o canudo, e depois foram vindo os outros projetos da Marulho.
Ele é aquele lembrete diário de que isso é só o início. Que nos faz perceber outras dificuldades pelas quais o planeta passa. Mas ao mesmo tempo um lembrete de que existem soluções sim, e que nós conseguimos mudar.
Silicone não é plástico.
A matéria prima do silicone é de origem mineral. A sílica (SiO2) é encontrada em rochas e na própria areia. Sob condições especiais, o Silício, Oxigênio, Carbono e Hidrogênio se combinam, formando compostos com aspecto emborrachado.
O canudo de silicone Marulho é feito de silicone atóxico e de grau alimentício, ou seja, não é nada prejudicial à saúde. É livre de BPA e Ftalatos e metais pesados. E os pigmentos são de rigem vegetal. Livre de plastificantes convencionais. É hipoalergênico. São totalmente seguros e esterilizáveis.
Quente ou frio.
O silicone resiste a grande variações de temperatura (de -50ºC a 200°C), portanto, pode ser usado em bebidas quentes ou frias, pode ir ao microondas ou ao freezer. Porém, não deve ser colocado em contato direto com o fogo. Sua vida útil é indeterminada.
E depois? O silicone é biodegradável! O produto da sua decomposição é água +
gás carbônico + grãos de areia de quartzo.
O processo, porém, é longo. Pode durar entre 50 e 1000 anos, dependendo das condições de temperatura e pressão. A parte boa é que durante a decomposição, nenhuma substância tóxica é liberada!
E os cuidados?
É facinho, juro!
O silicone é um material pouco aderente, ou seja, pouca coisa
gruda nele. Por isso, se você só
passar água corrente depois de usar, tá safo – nem precisa usar a escova de limpeza.
Mas se você não fizer isso na hora, e precisar de uma limpeza mais pesada você pode ferver por 2 minutos (pode até ser no microondas). É o que a gente recomenda também fazer antes
do primeiro uso.
Reciclagem
O canudo de silicone da
Marulho é reciclável!
É fato que silicone ainda é pouco reciclado no mundo, e quase nada no Brasil. Nosso fornecedor é provavelmente o único que recicla hoje em dia. Então se você tiver algum problema, pode por no
correio como carta simples
e a gente recicla pra você!
O silicone reciclado vai para
a fabricação de produtos não técnicos (descanso de panela, pegador de mão, entre outros).
Feito "poraqui"
Nosso canudo tem produção 100% nacional!
E isso pra nós é essencial, pois, com isso, fomentamos a economia brasileira gerando emprego. Além de nos assegurarmos que as condições de trabalho sejam ideais, garantindo que não haja nenhum tipo de exploração.
Flexível e resistente;
Molinho, ideal pra quem precisa de canudo de verdade;
Pequeno: pode dobrar;
Fácil de limpar;
2 tamanhos: regular (pra um suco, refri) e shake (pra um milkshake caipirinha…).