Uma arraia que engravidou mesmo sem ter companheiros machos, mais de 100 espécies marinhas descobertas no Chile e um mapa em alta resolução dos recifes de corais do mundo inteiro. O que esses acontecimentos têm em comum?
Eles colocam em evidência o quão pouco conhecemos os ecossistemas marinhos. O oceano ocupa 71% da superfície do planeta, mas apenas 5% dele foi explorado e mapeado pelo homem. Achou pouco? Há 5 anos, tínhamos conhecimento de apenas 3% dos mares e o avanço é parte de um esforço mundial para investir em ciência oceânica.
Ao mesmo tempo, é impossível acompanhar todas as notícias atuais em meio ao tsunami de informações, então aqui vai uma pequena pincelada para mostrar porque esses três fatos são surpreendentes:
A arraia virgem
Charlotte, uma pequena raia que vive em um aquário na Flórida, ficou grávida após 8 anos sem contato com companheiros da mesma espécie. O caso chamou atenção no TikTok e levantou teorias desde o “milagre da arraia virgem” até a cópula com tubarões que dividem o aquário com ela.
Leia mais em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/beatriz-mattiuzzo/2024/03/06/ocenos-cobrem-71-do-globo-mas-so-conhecemos-5-deles.htm