quer dizer que você recebeu uma conchinha?
mas ficou confuso como ela não veio da praia?
as conchas são de vieiras (Nodipecten nodosus) criadas em fazendas marinhas da Ilha Grande – RJ! as vieiras são uma iguaria da região e uma das fontes de proteína animal + sustentáveis que existem: afinal, elas são filtradoras e estão o tempo todo limpando a água para a gente.
só que no processo de criação delas, algumas morrem naturalmente … e daí não é bom pro ambiente que elas sejam liberadas no mar ou na praia.
isso por 2 motivos:
primeiro, pq nunca se sabe a causa da morte direito: se elas morreram de alguma doença, podem virar um vetor de contaminação.
e segundo, pq em grande quantidade o descarte das conchas vai afetar a fauna do fundo, o bentos, e pode tirar o espaço de outros animais.
então os maricultores costumam fazer montes delas em terra, a gente pede pros nossos parças guardarem para a gente e para serem usados para artesanatos e afins – não só na marulho, mas com outros artesões da região
inclusive, faz artesanato e tem interesse? chama noooois 🙂
enfim, é daí vem os mimos que a gente manda, normalmente na forma de um imã pra vc olhar e lembrar do mar, até produtos feitos com as conchas mesmo.
as conchas passam por lavagem e limpeza, e quando vão ser usadas para quadros, também escovamos uma a uma, queimamos (calor ajuda a preservá-las) e envernizamos.
e a gente não pega nada direto da praia (areia nem conchas) pq sabemos que cada uma tem seu papel, e se ela chegou ali, está fazendo parte desse equilibrio.
pode ser a casa de um animal, camuflagem pra outro, superfície de aderência… você pode ler o post completo com estudos que explica isso aqui 🙂