Qual o maior problema dos oceanos? Talvez a primeira coisa que tenha passado na sua cabeça seja a crise de poluição plástica. Mas durante a primeira Conferência da Década do Oceano da ONU, que ocorreu de 10 a 12 de abril em Barcelona, pouca gente concordaria com essa afirmação.
O período de 2021 a 2030 foi declarado pelas Nações Unidas como Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, buscando fortalecer ações e políticas para o maior ecossistema do planeta. Mas quais problemas as mais de 1.500 pessoas que estavam na conferência tentavam resolver? Da acidificação do oceano à sobrepesca, da transição energética à prevenção de desastres ambientais, o plástico representa só uma fração de um problema maior de poluição dos mares.
![](https://fazermarulho.com.br/wp-content/uploads/2024/05/image-2.png)
Montanha de plástico no oceano
Imagem: iStock
Será então que os pedacinhos coloridos que encontramos em qualquer praia hoje em dia não são um problema tão grande? Pelo contrário, a poluição plástica é nossa chance de, em um curto período de tempo, aproximar pessoas e oceano.
Continue lendo em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/beatriz-mattiuzzo/2024/05/03/plastico-e-a-porta-de-entrada-para-drogas-mais-pesadas.htm