A gente começou a Marulho na cara e na coragem, mas só chegamos até aqui por causa de muita gente que apoiou a gente. Desde a galera da comunidade que ajudou na nossa mudança, nossa família, até cada seguidor no insta.
Mas o Funbio (Fundo Brasileiro para A Biodiversidade) foi o primeiro a acreditar no nosso projeto financeiramente mesmo hehe.
O Funbio é uma associação civil sem fins lucrativos, que há 25 anos trabalha para a conservação da biodiversidade no Brasil. Dentre as atuações da instituição, está gerenciar o recurso recebido de multas ambientais – é o caso do edital que passamos! Estamos dentro do projeto Educação Ambiental.
Esse, por sua vez, é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de responsabilidade da empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
Tá complicado né? Vamos simplificar: em 2011 a Chevron Brasil Upstream Frade LTDA foi responsável por uma série de vazamentos de petróleo na Bacia de Campos, no RJ. Daí o Ministério Público Federal vai lá e exige reparação, e assim surgiu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e a empresa tem que ir pagando pelos danos que causou. O Funbio gerencia esse recurso e abre pra chamada de projetos – se você tem algum projeto, já fica de olho nas oportunidades que abrem lá!
A gente se juntou com o IPEMAR, ONG local da nossa comunidade, e se inscreveu em uma chamada de apoio emergencial às comunidades pesqueiras do RJ afetadas pela COVID-19 e fomos selecionados, junto com outros projetos bem massa!
E agora temos 6 meses para cumprir os objetivos desse projeto, que são super ligados ao trabalho que já realizamos por aqui:
- Gerar renda para redeiros e família com a produção de bolsas de hortifruti com rede de pesca descartada
- Capacitar novos colaboradores, com ênfase em jovens e mulheres, garantindo a continuidade do saber
- Garantir infraestrutura adequada para o trabalho e para uso da comunidade (e reformar um espaço que fomos cedidos para realizar oficinas e uso comunitário)
- Garantir transporte fluvial para coleta de redes, capacitações e demais necessidades do projeto.
Ah! E pra provar que eles tão pagando o que devem, nossas ações relacionadas ao projeto vem com essa barra e esse escritinho aqui:
A realização do projeto “Caiu na Rede é… impacto socioambiental positivo” esta dentro do projeto Educação Ambiental que é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
e bora fazer marulho!
Nosso agradecimento especial também as outras instituições nessa rede de colaboração:
[…] Esse vídeo foi produzido pela Anna Verônica e pela Sam Manhães duas mulheres incríveis que toparam esse trabalho pra divulgar nossa causa, junto com o apoio do IPEMAR e do Funbio (falamos sobre isso aqui). […]